Memorial do IME-USP

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”
Arquimedes

Assim é a obra de nossos professores, funcionários, alunos e ex-alunos. Cada nome homenageado neste site representa alguém que faz muita falta e é lembrado com carinho por colegas, familiares e entes queridos. O imensurável legado daqueles que marcaram a história do Instituto continua a nos inspirar todos os dias.

Antonio Galves

Responsive image

Morre o Professor Antonio Galves, um renomado probabilista brasileiro

É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido nesta data, em 5 de setembro de 2023, do Professor Titular Sênior Antonio Galves, do Departamento de Estatística do IME-USP, um renomado probabilista brasileiro. Galves nasceu em São Paulo em 18 de junho de 1947 e dedicou sua vida à pesquisa e ao avanço do conhecimento na área de Probabilidade e Estatística.

O Professor Galves era coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um centro de excelência que integra a matemática à neurociência teórica. Sua dedicação à pesquisa em processos estocásticos, especialmente em Sistemas Markovianos de Partículas, deixou um legado duradouro na área. Sua trajetória acadêmica e científica foi marcada por importantes realizações e contribuições para a comunidade científica e acadêmica do Brasil e do mundo. Durante sua carreira, Galves desempenhou papel fundamental na promoção da pesquisa e na formação de novos pesquisadores.

Seu trabalho culminou na criação do Modelo Galves-Löcherbach, um modelo inovador para redes de neurônios que considera a estocasticidade intrínseca e a memória de alcance variável. Esse modelo revolucionou a compreensão de processos neurais e teve um impacto significativo na neurociência.

Além de suas realizações acadêmicas, Galves foi reconhecido por suas contribuições à ciência e à sociedade. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Seu comprometimento com a pesquisa e sua paixão por desvendar os mistérios da probabilidade e da estatística deixarão uma marca indelével na comunidade científica brasileira.

O IME-USP lamenta profundamente a perda desse ilustre matemático e cientista e se solidariza com a família, amigos e colegas nesse momento de tristeza. Sua memória continuará a inspirar gerações futuras de pesquisadores e cientistas a buscarem o conhecimento e a excelência na pesquisa científica.

 

Texto elaborado por Stela Madruga e Nathalie Rodrigues

Imagem: Prof. Antonio Galves em workshop no CEPID Neuromat no ano de 2015, Wikipedia.

 

Repercussão do falecimento do Professor Antonio Galves






Caros colegas, um dia muito triste para muitos de nós e uma perda enorme para o Departamento de Estatística e para o Instituto de Matemática e Estatística. Perdemos Antônio Galves, Professor do Departamento de Estatística do IME-USP, onde construiu toda a sua carreira até chegar a posição de Professor Titular, na segunda metade dos anos 80. Antonio Galves se aposentou recentemente, aos 75 anos. Quase que imediatamente assumiu a posição de Professor Senior no Departamento de Estatística, dando continuidade - sempre com grande entusiasmo - às suas múltiplas atividades como professor, pesquisador, orientador, supervisor de pós-doutorados, administrador de dezenas de projetos de pesquisa, etc. A lista de atividades importantes realizadas pelo Antonio Galves em sua longa carreira é enorme. Por justa iniciativa de colegas, amigos, colaboradores e ex-alunos, Antonio Galves foi homenageado na Escola Brasileira de Probabilidade de 2023. Parecia feliz, disfarçando o fato que estava muito feliz, afinal "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!" . A profa Florencia Leonardi e eu, enviamos nossos sinceros sentimentos aos seus familiares, amigos, colaboradores, alunos, ex-alunos e tantas outras pessoas que foram impactadas por esta força da natureza. Saudações

Fabio Prates Machado
IME-USP

Uma grande perda para as comunidades do IME, da USP, e da ciência Brasileira. Sua competência e seu entusiasmo eram conhecidos e reconhecidos por todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o Galves. Meus pêsames à família, a seus alunos e colaboradores. Com sincera gratidão por tudo e tanto que o Galves fez de bom por nossa comunidade. ---Julio Stern

Julio Stern
IME-USP

Antônio foi orientador de meu pós-doutorado e, posteriormente, colega e mentor no departamento. Vou sentir sua falta. Minhas condolências a seus familiares e amigos.

Vladimir Belitsky
IME-USP

É com tristeza que despeço-me do meu professor de Probabilidade e do meu amigo Antônio. Perdemos um grande pesquisador. Minhas condolências aos amigos e familiares!

Vanderlei da Costa Bueno
IME-USP

É com profundo pesar que recebo a triste notícia da perda de mais um colega de tantos anos. Aos familiares e amigos do Antônio meus sinceros sentimentos. Ficarão para sempre em nossa memória o brilho e o entusiasmo do Antônio como professor e pesquisador.

Wagner de Souza Borges
IME-USP

Meus profundos sentimentos de pesar e condolências à família e amigos do Antônio, meu colega de tantos anos. Abraços,

Francisco Miraglia Neto
IME-USP

Uma notícia muito triste, e uma perda irreparável para o nosso instituto. O Professor Antônio Galves foi um dos líderes da área de Probabilidade no país e, além de sua destacada produção científica, foi responsável, juntamente com o Professor Waldyr Oliva, pela criação nos anos 90 de um grande Projeto Temático junto à FAPESP, agregando os grupos de Sistemas Dinâmicos e Probabilidade do IME e trazendo ao instituto inúmeros pesquisadores de renome internacional. Foi em parte devido à liderança exercida por ele, e ao sucesso daquele projeto, que mais tarde Antônio foi capaz de obter recursos para a construção do bloco C. Antônio sempre demonstrou grande entusiasmo pela pesquisa, e minha lembrança pessoal daquele período é que ele sempre procurava incentivar os pesquisadores mais jovens em particular. Meus sentimentos aos familiares, amigos e alunos do Antônio.

Edson de Faria
IME-USP

Meus sentimentos à família. Conheci o professor através da minha orientadora de doutorado, Charlotte Galves. Abraços solidários.

Norma Lucia Fernandes de Almeida
Uefs

Caros colegas, Recebi ontem com muito pesar a triste notícia do falecimento do prof. Antonio Galves. Certamente é uma grande perda ao Departamento de Estatística, ao IME e à toda comunidade científica brasileira. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Victor

Victor Fossaluza
IME-USP

Muito muito triste essa notícia. O Galves era uma dessas pessoas entusiastas, energéticas, dinâmicas. Fará muita falta. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos.

Doris S. Fontes
CONRE-3

Prezados(as) colegas, É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, na tarde de hoje, do Prof. Dr. Antônio Galves, professor titular (aposentado) do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Importante probabilista com amplo reconhecimento internacional, sempre com interesses diversos em temáticas de ponta como linguística e neurociências. Foi coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1998. Recebeu entre outras distinções a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2007) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002). Entusiasta defensor da ciência e incentivador incansável dos mais jovens, fará muita falta! A seguir as palavras que o próprio Antonio escreveu para um amigo diante da morte do pai. "Quando morreu o pai da Charlotte, uma amiga nossa lhe contou a seguinte história judaica. Uma história alegre foi como ela chamou esse relato. Aqui vai: Uma história alegre. Primeiro morrem nossos avós, Depois morrem nossos pais. Depois morremos nós. E só depois morrem nossos filhos. Ela nos explicou que essa é uma história alegre, porque nela as coisas ocorrem na ordem natural. E isso é algo feliz." Um forte abraço a todas e todas Viviana Giampaoli Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos.

Viviana Giampaoli
Associação Brasileira de Estatística / IME-USP

Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do Professor Antonio Galves. Meus sentimentos à família. Conheci o Professor Antonio, infelizmente não pessoalmente, através da querida Charlotte Galves, a quem admiro profundamente e deixo o meu carinhoso abraço.

Raiana Cristina Dias da Cruz
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Após a triste e inesperada notícia da morte do nosso colega Antônio, fiquei lembrando dos meus tempos de aluna de pós-graduação no IME. Três professores foram decisivos na minha escolha pela carreira docente, Heleno, Carlinhos e Galves. Depois do curso de Processos Estocástico com o Professor Galves fiquei bastante tentada a seguir o caminho de pesquisa em Probabilidade, o seu entusiasmo por pesquisa foi muito motivador. Acabei escolhendo a área de Estatística Bayesiana, mais próxima dos dois primeiros mestres e isso nos afastou. No entanto, nunca deixei de admirar o trabalho e a energia do Antônio. Por muito tempo a sua presença e ensinamentos estiveram vivos em mim, e ainda devem permanecer. Sem dúvida essa é mais uma grande perda para o Departamento de Estatística. Meus sentimentos solidários aos familiares, alunos e amigos mais próximos. Márcia

Marcia D´Elia Branco
IME - USP

Mais uma perda irreparável para o Departamento de Estatística do IME, depois do Wilton, Heleno e Júlio. Meus sentimentos à família, amigos e alunos. Pedro

Pedro Alberto Morettin
IME-USP

Sua inquietude, ativismo e carisma marcaram-lhe a trajetória de grandes feitos, seus e de quem o acompanhou.

Luiz Renato Fontes
IME

Todo aluno de doutorado sabe a importância que o orientador tem no seu trabalho. Para mim, o Galves foi aquele orientador que te pega pela mão e leva até a linha de chegada. Nunca vou esquecer os dias em Campinas, onde convivi com ele e a Charlotte e aprendi muito mais do que probabilidade. Aqueles dias foram determinantes para eu concluir meu doutorado. Assim como foi determinante o apoio que ele me deu quando meu pai faleceu. Dono de uma cultura impressionante me apresentou Paris. Caminhar com ele pelas ruas e parques da cidade foram verdadeiras aulas de história. São inúmeras as lembranças que guardo comigo. Meus sentimentos a todos amigos e familiares.

Suzi Alves Camey
IME - UFRGS

O Antonio citava regularmente o Molière, que morreu enquanto atuava em uma de suas peças; o Antonio faleceu fazendo o que mais gostava, ciência. Durante uma reunião de pesquisa, terminou um parágrafo e, como um sopro, se foi. Há algumas semanas realizamos na USP um encontro em homenagem a sua trajetória acadêmica. Estava radiante e animado. No início do ano, sediou em Paris um seminário de um mês sobre as questões científicas fundamentais de redes neurais e aprendizado do cérebro. Disse-me que era a maior consagração de sua carreira acadêmica. Estava feliz e esperançoso. O Antonio era apaixonado pela difusão científica. Você talvez o tenha ouvido dizer que comunicar os progressos de pesquisa do CEPID NeuroMat devia ser um esforço na frente da batalha científica, como jornalismo de guerra. Apesar de suas múltiplas e intensas obrigações no laboratório e na docência, apoiou todos os projetos que realizamos -- especialmente os mais mirabolantes -- e permitiu com que transformássemos o NUMEC em uma oficina de experimentação midiática. Não creio que haja ou até tenha havido um espaço de tamanha liberdade criativa em prol da difusão científica livre no Brasil, e devemos isso ao querido Antonio. Peço-lhe que dedique, se puder, um tempo para refletir sobre ele e os desafios que nos colocamos em prol da ciência e do conhecimento livre. Imagino que se animaria em saber que vamos em frente. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares.

João Alexandre Peschanski
CEPID NeuroMat

Conheci o Professor Antônio Galves em 1999 durante minha graduação em Linguística na Unicamp e posso dizer que aprendi muito com o professor, não exatamente probabilística e matemática, um pouco disso sim, mas não profundamente, mas algo que não sei explicar bem, mas que dou muito valor. O Professor Antônio coordenava juntamente com a Professora Charlotte Galves, minha orientadora e sua companheira, um projeto multidisciplinar que envolvia a Linguística e a Matemática. Considero que minha formação foi diferencial e especial por conta deste projeto e da presença constante destes dois grandes cientistas no meu percurso até o Doutorado. Quem sou hoje, muito do que aprendi, devo também a Antônio Galves que nos incentivava e orientava um pouco também, na sala do projeto, nos eventos e encontros que promovia juntamente com Charlotte no âmbito do projeto temático, foram experiências incríveis, com grandes pesquisadores das áreas envolvidas no projeto reunidos. É estranho imaginar não ter mais a oportunidade de o encontrar, vê-lo em novos projetos. Deixa boas lembranças. Reconhecemos seu legado, Antônio! Tenha uma boa passagem, descanse em paz!

Cristiane Namiuti
UESB

Grande professor, sonhador e entusiasta. É uma perda inestimável, para a Academia.

Pedro Ivo Avelino
IME - USP

Por telefonema, hoje à tarde, fui informado da perda do Galves, enorme pesquisador com quem convivi durante muitos anos em nosso Instituto e mesmo em diversas reuniões que juntos trabalhamos sempre visando o progresso da boa pesquisa científica. Como ex-Diretor do IME e ex-Reitor da USP lembro-me que suas visitas eram sempre repletas de novas ideias visando o aprimoramento de algo novo e positivo para os grupos de pesquisadores com quem se relacionava . Perdemos o Galves mas não as ideias que sempre defendeu. Disto estou convencido. Aos familiares e colegas do Antônio nossos sentimentos dessa tão grande perda.

Waldyr Muniz Oliva
IME-USP

Desejo os meus sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos, colegas e alunos. Conheci o Antônio quando dei aulas no IME-USP e o seu entusiasmo, energia e boa disposição eram contagiantes. Mais uma grande perda para o IME-USP e para a Ciência Brasileira. Lígia

Lígia Henriques-Rodrigues
Universidade de Évora, Portugal

A dor da partida é imensurável, mas creio que os momentos e conquistas realizadas em vida serão o suficiente para manter a todos que estavam a sua volta nutridos de ânimo e alegria até que possam o rever novamente. Creio em Cristo Jesus que um dia nos veremos, caríssimo Professor e então me dará a oportunidade de aprender mais um pouco contigo. Registro meus pêsames a toda a família e oro para que O Espírito Santo acalente a cada coração que nesse momento enfrenta o vazio temporário da ausência física desse grande homem.

Fernanda Gusmão
Uesb

A presença cativante e a generosidade do Galves deixaram uma marca profunda em todos nós. Ele tinha a notável capacidade de discutir qualquer assunto, desde cinema e redes neurais até política e futebol; era uma pessoa verdadeiramente admirável. Além disso, possuía o dom de abrir portas para aqueles em quem confiava. Sou eternamente grata pela oportunidade de fazer parte de sua vida, aprendi muito e sinto-me incrivelmente sortuda por isso. Perdê-lo não foi apenas perder um amigo, mas também um mentor incomparável. Sua mensagem sobre a importância da luta constante permanecerá comigo, inspirada a seguir em frente. Envio meus sentimentos à sua família e amigos neste momento difícil. Com carinho,

Stela Madruga
IME-USP

Embora escrever neste momento seja bastante doloroso, gostaria de agradecer ao meu mestre Prof. Galves que influenciou a minha vida em tantas formas. Foi ele quem me introduziu à beleza da probabilidade. Foi trabalhando com ele que fiz grandes amigos. Foi o observando que vi o que era batalhar pela ciência brasileira. A sua partida me deixa um profundo vazio, mas a sua vida me inspira. Meus sinceros sentimentos para a família e todos os amigos.

Daniel Y Takahashi
UFRN

Muito triste a notícia. Ele era um grande professor e acadêmico.

Fabiano Nunes
IME-USP

Nunca consegui manter o professor Antonio Galves mais do que dez minutos conversando sem se levantar e terminar sua explicação com um giz na mão. A entrevista sempre era permeada por uma lousa repleta de contas que eu jamais compreendi por completo. Apesar de ter iniciado a carreira de jornalista de ciências cobrindo as atividades do NeuroMat - Research Center for Neuromathematics, poucas vezes publiquei algum texto tendo ele como fonte principal. Acho que era essa a questão: Galves saía abrindo caminho e arrastando um tanto de gente, multiplicando tanto a ponto de não "servir" apenas à matemática. Como um grafo, suas pesquisas criaram conexões com a biologia, a neurociência. Também suas contribuições não se restringiram ao campo teórico: o neuromat inovou buscando atrair a atenção das políticas públicas para a lesão do plexo braquial. "Doença de pobre, acidente de motoqueiro", ele falava. Diferente do parkinson, que afeta os mais ricos, ninguém se importava com a lesão muito causada por acidentes envolvendo entregadores e motoboys. Ele sim, se importava. Galves foi daquela geração de uspianos que tiveram os primeiros anos da formação na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, antes dos institutos especializados. Era, portanto, um matemático filósofo e amava poesia. Sua teoria, seu grande e pioneiro trabalho, dizia que o encéfalo, continuamente, fica gerando previsibilidades a partir de conhecimentos do passado. Se essa expectativa for realista e ele “acertar”, há um benefício. O acerto é uma espécie de filtro, que seleciona as informações relevantes, buscando gerar um desempenho melhor, no tempo e na eficiência. "O cérebro é um estatístico, minha cara". Ainda ouço sua voz dizer, peremptoriamente, enquanto segue calculando na lousa. Neste link [https://soundcloud.com/neuromat/grafos-aleatorios-no-cerebro?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing], uma das poucas vezes em que eu o gravei. Ficou para a eternidade, como sua memória, professor. Descanse em paz!

Tabita Said
Jornal da USP

Estou sem palavras para dizer o quanto sinto por esta perda. Antonio será sempre lembrado pelo seu legado junto a seus alunos, colegas e colaboradores.

Nancy Lopes Garcia
UNICAMP

Triste surpresa saber do falecimento do Antônio. Colega na Congregação e no corpo editorial da revista do IME que fundou e de cuja vida cuidou durante muitos anos. Difícil encontrar alguém que demonstrasse maior amor e entusiasmo pela pesquisa científica. Minha sincera homenagem ao Antônio e meus sentimentos aos familiares e amigos,

FRANCISCO CÉSAR POLCINO MILIES
USP - Instituto de Matemática e Estatística

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Professor Antonio Galves, grande professor e pesquisador brasileiro, referência nacional e internacional em sua área. Em nome do Professor Marcio de Castro Silva Filho, nos solidarizamos com os familiares e amigos, oferecendo-lhes nossos sentimentos nesse momento tão difícil.

Ana Paula Dal Sasso
Diretoria Científica - FAPESP

Eu tive o privilégio de conviver com o Heleno, Singer e Galves durante 20 anos no IME-USP. Infelizmente, todos eles nos deixaram muito cedo e uma grande perda para o IME-USP, mas certamente serão referências para as futuras gerações. Muti triste e minhas condolências para à família e amigos. Josemar Rodrigues

Josemar Rodrigues
ICMC-USP

I remember Antonio from 1988 when he invited me to spend 3 months at IME just after my PhD. I remember his enthusiasm for mathematics, for politics and his hospitality for a young visitor to USP. I met him several times thereafter and his enthusiasm towards mathematics never slackened. He was not only interested in what I was doing in mathematics and otherwise, he never hesitated giving me ideas and discussing his work as an equal. I will miss him and I’ll always remember the encouragement he gave me when I was just starting my career.

Rahul Roy
Indian Statistical Institute, New Delhi

Dear Antonio: Your unexpected departure has been an enormous blow to many and to me. It has been a pleasure to meet you and to interact with you over the years. I learnt from your approaches to science, your unbeatable energy, your ability to teach and to listen, your science and your "savoir vivre". Your many contributions will remain with us and will be taught to our students and fellows. The image of your talks and questions recently in Paris have and will keep educating us. Farewell my friend. You left us richer because of your contributions but sadder by your departure.... Leo

Leonardo G Cohen
National Institutes of Health, Bethesda, MD 20817, USA

Uma notícia muito chocante... um mês atrás, na EBP, ele estava, como sempre, com aquela energia e entusiasmo. Entusiasmo pela ciência em geral, claro, mas também pelas relações pessoais, pelas amizades. Antonio levou a vida acadêmica de forma muito intensa (como, imagino eu, levou a vida pessoal), influenciando e agregando ao seu redor. Ele foi homenageado em vida na ocasião desta última EBP, e continuará sendo homenageado e lembrado por todos/as que conviveram com ele.

Sandro Gallo
UFSCar

Ho scoperto tardi un fratello maggiore. Questo soprattutto eri per me, Antonio.

Mauro Piccioni
Sapienza Università di Roma

Puxa, não consigo acreditar que aquela fortaleza não está mais aqui. Queria expressar muita gratidão pelo que ele me ensinou e por ter trabalhado com ele! Sempre me dei bem com ele. Sempre o admirei muito por ter contribuído tanto com a ciência em geral! Ele me explicando o ritmo do sambinha, como exemplo de cadeia de Markov de alcance variável! Gostava tanto de manifestações artísticas. Saudades mesmo! Abração à família, que tive oportunidade de conhecer em sua casa! Que Deus os proteja!

Airlane Pereira Alencar
IME-USP

Dia de enorme choque e grande tristeza. Foi-me difícil acreditar na notícia que eu lia no celular. Tenho clara lembrança da primeira vez que visitei a USP, em 1981 a convite de Antonio. Foi uma grande transformação pelo que naquela semana aprendi com ele e com Enrique Andjel. Uma semana decisiva, fazendo com que eu me apaixonasse por uma temática até então nova para mim. Muito contribuiu para isso o entusiasmo com que Antonio explicava seu último artigo conectando a Lei de Fourier e o chamado 'processo de exclusão'. Inicialmente pensei : "Esse colega deve ser um físico. Como vou interagir com ele? Nada sei de Física!" Por que digo isso? Porque, passado o susto inicial, aquele encontro revelou-me algo importante, especialmente a paixão de Antonio pela ciência, com uma motivação central, independente de técnicas ou dificuldades. Tivemos um intenso período de colaboração que muito me marcou. Recentemente, quando estive no NUMEC para contar um pouco do que estava fazendo e aprender um pouco do trabalho de seu grupo, tive oportunidade de trocar muitas ideias com Antonio. Estou com muitas delas ainda em ebulição, porque ainda não sei colocá-las para funcionar. Mas isso talvez não importe tanto, desde que a lição principal permaneça forte. Lembro de Antonio como uma liderança ímpar, uma pessoa apaixonada pela ciência, sem medo de se enveredar por caminhos distintos na ciência, tendo sempre uma motivação muito forte. Guardo com enorme apreço e afeto as ideias que trocamos nessa última visita que tive oportunidade de lhe fazer. Com infinita esperança guardo os papos sobre política, sem nunca desistirmos que esse país possa ser um dia menos desigual. R. I. P. Antonio. Perda gigante para a probabilidade e para a ciência brasileira. Meus sinceros sentimentos a Charlotte, Miguel, Julia e Sofia e a todos os seus familiares e amigos próximos. Maria Eulália Vares Instituto de Matemática - UFRJ

Maria Eulalia Vares
Instituto de Matemática - UFRJ

É com grande tristeza que recebi a notícia da súbita partida do professor Antonio Galves, que me acolheu (junto com o prof Jorge Stolfi) com tanto carinho e entusiasmo no CEPID NeuroMat logo após a conclusão do meu doutorado. Dizem que os melhores matemáticos são aqueles que estabelecem pontes entre as ilhas de conhecimento. O prof Galves certamente foi uma inspiração neste quesito, continuamente fomentando ligações entre a estatística, física, computação, neurociências, linguística, filosofia, jornalismo e tantas outras áreas de forma simples e franca, sem jargões ou objetivos outros senão resolver os problemas complexos e evidentes que afligiam a sociedade. Também apoiou parcerias duradouras entre instituições nacionais e internacionais e ofereceu importante suporte e ensinamentos para tantos pesquisadores em início de carreira, eu inclusive. Tenho em minha memória o prof Galves como uma pessoa extremamente acessível e legitimamente interessado pelos menores detalhes da pesquisa de cada integrante, por mais diversa que fosse. Sentirei imensa falta das nossas reuniões e conversas. Um caloroso abraço para os familiares e colegas.

Arthur Valencio
Insper

Com a sua partida repentina, Antonio, a probabilidade brasileira perde um dos seus grandes atores. Eu gostaria de agradecê-lo enormemente por todos os seus ensinamentos e conselhos que transformaram profundamente a minha vida científica e pessoal. Sentiremos muito sua falta. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Guilherme Ost
UFRJ

"Muito triste com a notícia. O Antonio foi muito generoso comigo; aprendi muito com ele. Ele era um pesquisador muito apaixonado, convicto de suas ideias. Estou feliz por tê-lo conhecido; ele terá uma influência duradoura sobre mim."

Rodrigo Cofre
CNRS

Perdemos mais um dos nossos líderes, com contribuições inestimáveis para a ciência brasileira e para o IME-USP. Foi um grande incentivador da nossa pós graduação e me ajudou no período em que fui coordenador do programa de pós-graduação em Estatística no início dos anos 2000. Minhas condolências para a família, amigos e alunos.

Gilberto Alvarenga Paula
IME-USP

Durante um tempo, tive um contato bastante estreito com Antonio. Nunca chegamos a colaborar cientificamente, mas seu entusiasmo e insistência foram muito influentes na minha pesquisa, e sua amizade e apoio foram determinantes para minha trajetória. Hoje, quero acreditar que Deus recompensa a cada um no céu de acordo com sua dedicação às causas em que acredita e a honestidade com que as persegue. Se assim é, Antonio certamente está muito bem.

Roberto Imbuzeiro Oliveira
IMPA

Meus sentimentos à família. Um abraço especial à Júlia e à Charlotte. Que Deus conforte vocês.Marthz

Martha Cimiterra
Particular

Que tristeza receber a notícia do falecimento do prof. Antonio Galves. Para nossa família ele era o avô da Rebeca, do Ezequiel e da Ada e pai da Sophia e seu irmão e esposo da Charlotte. Sua alegria em nos receber em sua chácara era imensa. Num desses encontros, ao ser indagado sobre seu trabalho, generosa e bondosamente disse me que seu trabalho era criar modelos matemáticos que não existiam. Fiquei satisfeito e me senti diante de um homem que amava profundamente o que fazia. E Que nos recebia com alegria e afeto. Os nossos sentimentos a Charlotte, Sophia e seu irmão e aos netos Rebeca, Ezequiel e Ada. Um afetuoso abraço.

Carlos Augusto Rodrigues de Souza
Particular

É com muita tristeza que soube da partida do Prof. Antonio Galves. Agora, só nos conforta saber que seus ensinamentos, suas contribuições e suas ideias continuarão presentes na memória de todos que conheceram o seu trabalho. Seus gestos largos e veementes, e o entusiasmo com que transmitia suas ideias ficarão marcados em nossa memória para sempre. Tivemos a oportunidade de participar do Projeto NUMEC, no qual sua liderança e dedicação se fizeram presentes em todos os momentos, não só na pesquisa como nos mínimos detalhes da construção do Bloco D.  Incansável, em seguida, coordenou o CEPID-NeuroMat,  que trouxe e continuará trazendo grandes contribuições à neurociência. Fazia um certo tempo que não o encontrava pessoalmente. Mas, na semana passada encontrei-o no Bloco C. Seu semblante era de felicidade e alegria. Isso me levou a cumprimentá-lo efusivamente, pois sabia da homenagem que havia recebido recentemente.  Agora sei que esses momentos foram de despedida ... uma despedida em que pude prestar minha homenagem, e expressar a minha alegria em revê-lo.  Parece um pequeno detalhe, mas diante das circunstâncias, este encontro trouxe-me um grande conforto. Deixo aqui meus sentimentos de solidariedade a todos os seus familiares, amigos e colegas.

Yoshiko Wakabayashi
IME-USP

Querido Antonio, Que vazio enorme, esse que acompanha a tua partida precoce. A nossa caminhada ficou agora muito, muito mais árdua, mas também ganha novos significados em tua honra. Que o teu espírito guerreiro e criativo possa continuar florescendo através de nós. Como no filme do star wars, boldly going where no man has gone before. O meu mais sincero abraço aos familiares por essa perda tão incomensurável.

CLAUDIA D VARGAS
IBCCF/UFRJ e CEPID NeuroMat

É um privilégio enorme e uma honra ter conhecido e convivido com o Galves por alguns anos. Com sabedoria e paciência ele me inspirou e me ensinou muito sobre ciência e sobre a vida em geral. Guardarei com carinho os diversos ensinamentos e as conversas sobre questões científicas, sociais e sobre futebol. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares.

Kádmo S. Laxa
CEPID NeuroMat / USP

É uma perda muito grande não apenas para a Probabilidade e Estatística, mas para a Ciência (com C maiúsculo) ao largo. Antonio foi um cientista, na acepção mais pura do termo. Sua curiosidade e inquietação eram latentes. Buscava incessantemente novos conhecimentos, trabalhava sempre para avançar a fronteira do conhecimento. Antonio era corajoso, destemido, dinâmico, sincero, brilhante e inquieto. Era um líder natural. Não liderava para ser líder, mas para construir, para avançar. Fará falta, muita falta.

Francisco Cribari Neto
Universidade Federal de Pernambuco

Querido Antonio, escrevo sem acentuacao neste teclado. Queria poder ter uma ultima conversa com voce. Como dizia o Millor, "O que? Assim? De repente? Para sempre?". Os encontros e conversas, em BH, SP, Lisboa e na sua casa com Charlotte, foram poucos para falarmos de Tycho Brahe e a espera pelo seu Johannes. Sua ideias e acoes sempre eram grandes, enormes. Como vou sentir saudades.

Renato M. Assuncao
ESRI Inc. e DCC-UFMG

Cher Antonio, je n'arrive pas à imaginer un monde sans toi, tu as été pour moi un ami très cher et très important. Cela a été une énorme chance pour moi de te rencontrer (c'était en 2007 à la Lande les Maures, lors des Journées de Probabilités) : tout ce que j'ai appris par toi, avec toi : les chaînes d'ordre variable, la simulation parfaite, les couplages, les neurones !!! On aimait souvent les mêmes choses dans les maths (mais aussi dans la musique!), et on a fait des très belles maths !! Tu vas laisser un grand trou.

Eva Löcherbach
Université Paris 1 Panthéon Sorbonne

Foi meu primeiro professor de estatística na faculdade e com quem acabei tendo mais aulas na USP (5 matérias!). Guardarei essas memórias com carinho, pois certamente me inspirou a seguir na área. Descanse em paz, professor. Meus sentimentos à família e a todos os demais que sentirão a sua falta.

Victor Takara
IME-USP

Antonio, Alguns dias atrás fiquei sabendo que, sem nem avisar, você tinha falecido. Realmente fiquei consternado. Quem teria previsto que alguém tão resolutamente vivo podia, de repente, deixar de existir? No final, o sistema metaestável era você. Com respeito às suas realizações teria mil coisas para falar, e tantas memórias para evocar, mas estaríamos perdendo o essencial: uma indescritível mistura de entusiasmo, de humor, de benevolência, de inteligência, de cultura e de carinho, que se espalhava ao seu redor, tal como num processo de contato supercrítico. Abraços

Morgan André
IME-USP

Professor, sua partida será sentida por muito tempo. O legado de ideias e projetos que você construiu até o último dia continuará através de nós e para além de nós. Você foi uma das raras pessoas que investiu na interdisciplinaridade mesmo quando esse era o caminho mais difícil. Isto me deu oportunidades que não teria de outra forma, e por isso queria te agradecer. Pessoalmente, você foi um mentor durante um longo (e necessário) período de amadurecimento científico e pessoal, que me ensinou o verdadeiro valor de ser rigoroso com meu modo de pensar. Fará muita falta.

Fernando Araujo Najman
CEPID NeuroMat

O Antonio foi um exemplo de luta e trabalho em prol da ciência, além de ser alguém que cuidava muito bem dos seus alunos. Tive a sorte de poder falar o quanto ele foi importante para mim na última EBP em homenagem a ele, uma homenagem muito merecida. Antonio, você fará muita falta!

Florencia Leonardi
IME-USP

Foi com muita supresa e tristeza de que acabei de receber a notícia do falecimento do Antonio Galvez. Não tive o prazer de colaborar com ele, mas participei de um de seus cursos e foi uma experiência incrivelmente instigante. Privilegiados aqueles que puderam ter o privilégio de serem seus alunos. O Antonio era sempre incrivelmente apaixonado pelo que fazia e tentava sempre atrair as pessoas para trabalharem junto. Sua marca restará, indelével no nosso instituto e na Universidade. Descanse em paz! Vai fazer falta.

Alan Durham
MAC-IME-USP

A falta que o professor Galves fará é realmente enorme. Conheci o professor Galves por meio da minha orientadora na época do doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas (UFRJ). Pouco tempo depois, tive a oportunidade de tê-lo como coorientador e de conhecer o NeuroMat, onde estou atualmente como pós-doc. Lembro que no NeuroMat, pela primeira vez, vi a interdisciplinaridade deixar o campo das palavras e tomar estrutura. Nas inúmeras reuniões que tivemos, eu, a profa. Claudia Vargas e o prof. Jesus Garcia, dois biólogos e dois matemáticos, era possível observar o extremo cuidado que o prof. Galves tinha com cada palavra e com a ciência. Espero ter internalizado um pouco desse cuidado. Foi bonito observar a alegria do professor Galves em descobrir algo novo, mesmo tendo uma vida de descobertas significativas em seu histórico. Mas, talvez, o que ele deixa de mais importante para mim é a idéia da relevância do quê fazemos e que devemos buscar fazer mais. Como ele mesmo gostava de repetir, para nós que ficamos...Vamos lá, coragem!

Paulo Roberto Cabral Passos
NeuroMat - FAPESP

Muito triste. Grande Professor Galves, figuraça!

TEREZA C R MENDES
IFSC USP

O Antônio deixa um imenso buraco. E todos nós, que o conhecemos (e tivemos o privilégio de conviver com ele em Sousas, na USP, em qualquer lugar do mundo), sabemos que individualmente não temos como preencher. Mas em homenagem à ele que era indissociavelmente ligado ao seu trabalho, a gente nas beiradinhas tem de imitá-lo: tem de pensar grande; tem de manter o entusiasmo e a tenacidade necessários pra lutar pela ciência e pela universidade brasileira; enfim, continuar o trabalho no sentido mais amplo. Acho que ele ficaria feliz se os muitos projetos que ele iniciou, incentivou ou participou, andassem e dessem seus frutos e desses frutos outros frutos. E se a gente nunca esquecesse de comentar com ele do livro, do filme, do show que de alguma maneira nos emocionou, enquanto se toma um bom vinho ou come um pastel de feira numa manhã ensolarada. Assim ele fica um pouquinho com a gente.

Cristina Schmitt
Michigan State University

Que tristeza. Lo poco que pude interactuar con Antonio me alcanzó de sobra para notar lo tremendamente valioso de su persona. Un líder natural, con entusiasmo superlativo y un gran talento y dedicación. Una gran pérdida, para la probabilidad latinoamericana. Te vamos a extrañar, Antonio.

Pablo Groisman
Universidad de Buenos Aires

Meus pêsames para a família do professor e todos os amigos dele, que Deus seja o seu conforto. Sou da computação mas quando fiz uma matéria de doutorado com o professor sem dúvida foi uma das experiências mais enriquecedoras, academicamente e para minha vida no geral, ele sempre abria um espaço para discussão e debate e assim questionar o funcionamento das coisas, um aprendizado para toda a vida.

Waldir Caro
IME-USP

Uma perda gigantesca para a área de Probabilidade/Estatística. Uma liderança cientifica do mais alto quilate! Ficarei com as inúmeras lembranças do convívio que tive com ele. Favor enviar minhas condolências a amigos, colegas e família Dani

Dani Gamerman
UFRJ

A 26ª Escola Brasileira de Probabilidade homenageou o Professor Antonio Galves que é Professor Titular da Universidade de S. Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Participei da Escola. Participei da Escola e encontrei Antonio entusiasmado e muito contente com a mesma. Depois da conferência de Roberto Fernandes ele e a Charlotte deram-me uma carona para casa. Foi com um choque e com grande pesar que soube do falecimento do Antônio Galves no dia seguinte. Minha relação com o Antônio começou quando dei um curso de pós-graduação de Probabilidade Avançada no Instituto e Pesquisas Matemáticas da Universidade de São Paulo. Antônio era aluno do bacharelado de matemática da FFCL e fez o curso e saiu-se muito bem . A seguir assistiu o curso de Martingais ministrado no IME por Jacques Neveu, da Universidade de Paris, e se interessou por probabilidade. Orientei o mestrado de Antonio e a seguir Antônio foi para Paris para fazer o doutorado com Neveu. De volta ao IME criou um grupo de probabilidade no Departamento e Estatística que trabalhava em sistemas de partículas. A mente inquieta sempre em busca de soluções para problemas que abordava levou-o a interagir com cientistas de outras áreas como por exemplo neurociências, computação, linguagem, biologia. A maioria dos mesmos era do Brasil, da França, Itália, e Argentina. Sua produção científica com colegas desses países e o grande número de estudantes que participaram dos projetos orientados por ele estão listadas em seu currículo Lattes. O entusiasmo do Antonio pela modelagem probabilística em áreas como neurociências e linguagem , foi uma constante em suas atividades de pesquisa. Coordenou projetos de pesquisa com a mesma determinação que se dedicava a própria pesquisa, criando assim condições para grande número de pesquisadores e alunos se dedicarem a pesquisa nos tópicos mencionados Antonio coordenou o projeto Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática ( NeuroMat), financiado pela Fapesp: No projeto Modelagem estocástica de fenômenos neurobiológicos, foi coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC), financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP . Transmito meus pêsames a sua esposa Charlotte e aos seus filhos.

Carlos Alberto Caio Dantas
Departamento de Estatística do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo

Um professor excepcional e apaixonado pelo conhecimento. Sua partida é uma grande perda para a comunidade acadêmica. Meus sentimentos à família e aos amigos.

Rodrigo Candido Faria
IME-USP

Dear colleagues and friends, I am writing to convey to you my deepest sorrow, as well as that of all my fellow probabilists, for the recent passing of Professor Antonio Galves. Professor Galves is considered by researchers at the CMM to be a distinguished and prolific probabilist who made significant contributions to the development of the discipline throughout Latin America. His contributions also had a strong influence on the probability group at CMM, which he visited on several occasions. Please convey this message and my sincerest condolences to his family, friends, and colleagues. Héctor Ramírez Cabrera Director Centro de Modelamiento Matemático, Universidad de Chile.

Héctor Ramírez Cabrera
Centro de Modelamiento Matemático, Universidad de Chile.


26ª Escola Brasileira de Probabilidade homenageia Professor Antonio Galves (julho/2023). Foto: Sergio Oliveira/IME-USP



Curadoria:
Stela do Nascimento Madruga
Cecilia Maria Alves de Araujo